sábado, 25 de abril de 2020

COMO FAZER UMA BUSCA REFINADA NA INTENET

1. Para pesquisas mais refinadas, use os sinais de (+) e (-)
Você conseguirá refinar muito sua busca se utilizar os sinais de adição (+) e subtração (-) entre suas palavras-chave. Com a adição, você assegura que os resultados incluam todas as expressões que foram digitadas (ex: matemática + financeira). Por outro lado, se desejar pesquisar um tema e excluir alguns resultados específicos, use a subtração (ex: medicina - pediatria. Esta pesquisa exibirá todos os itens que têm a ver com medicina, mas não se relacionam com a pediatria).

2. Utilize aspas

Para uma procura ainda mais precisa do termo, frase ou personalidade que você pretende encontrar, coloque a expressão entre aspas na barra de busca (ex: “presidente da república”). Isto ajudará a ferramenta a vasculhar a rede para identificar resultados ainda mais específicos.

3. Pesquise por título

Em ferramentas acadêmicas de busca, digite a expressão “notítulo” antes do termo que pretende pesquisar. Como a própria palavra diz, esta estratégia traz links com o termo de seu interesse incluído no título de trabalhos (ex: notítulo: Cecília Meireles).

4. Use o sinal (~)
Se for pesquisar palavras com significado parecido, use o símbolo “~” (ex:  casa~moradia~residência). Esse tipo de busca facilita a associação e traz resultados mais próximos do seu interesse.
5. Insira asterisco para termos desconhecidos
Sabe quando você conhece só o início de algum termo e fica em dúvida sobre como pesquisar? Para situações como esta, a dica é usar o asterisco (*). O símbolo agrega informações quando alguma das palavras-chave é desconhecida pelo usuário (ex: maçã *).
6. Para pesquisar um termo ou outro, digite “OR”
Utilize o operador “OR”, em maiúsculo, entre as temáticas que pretende procurar. Desse modo, a pesquisa retornará com resultados que incluirão algumas das palavras pesquisadas (ex: Copa do Mundo 2004 OR 2006)

Referências
Como tornar sua pesquisa na internet mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário