segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Professores e a Tecnologia

Professores precisam entrar no mundo da tecnologia para ensinar

Nova geração não quer mais aprender com livros e pesquisas em bibliotecas

A primeira edição da pesquisa TIC Educação, feita pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), revelou que 64% dos professores admitem a defasagem sobre o uso do computador em relação a suas turmas.


O estudo visa identificar o uso dos computadores e da internet nas escolas brasileiras, além de analisar se o conteúdo aprendido se transforma em conhecimento. Para a realização da pesquisa, participaram 1.541 professores, 4.987 alunos, 428 coordenadores pedagógicos e 497 diretores de 497 instituições de ensino da rede pública estadual e municipal.


Um dos desafios para integrar as tecnologias da comunicação e da informação às atividades pedagógicas em sala de aula é o uso do computador, conhecer as suas ferramentas e como funciona. Os professores, hoje, desconfiam do conteúdo oferecido pela internet porque ainda não têm uma boa aproximação com a tecnologia


A pesquisa revela que os professores, com idades entre 31 e 46 anos ou mais, não são nativos digitais e, por isso, torna-se imprescindível a capacitação do professor. “Os nativos digitais são pessoas que nasceram a partir da década de 80 em uma sociedade rodeada de tecnologia. Muitos docentes ainda não conhecem o potencial de tecnologias ou de recursos tecnológicos que podem usar em sala de aula, seja por falta de capacitação ou de recursos na escola, o que acarreta em aulas ainda moldadas nos métodos tradicionais de ensino”, explica a pedagoga e tutora do Portal Educação Emileide da Costa.


Segundo informações da pesquisa, quase um terço dos professores acredita mais nos métodos tradicionais de ensino, como o uso de livros, aulas expositivas e até mesmo pesquisas em bibliotecas, ao invés de usarem os recursos tecnológicos da internet, que é considerada o principal meio de comunicação e de relação entre pessoas.


Fonte: Portal da Educação

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/noticias/42903/professores-precisam-entrar-no-mundo-da-tecnologia-para-ensinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário