domingo, 13 de março de 2011

Computador é ferramenta para ensino infantil

Para Papert, o computador é uma das principais ferramentas a serviço das crianças, que podem aprender brincando e fazendo. "A realidade não se ajusta ao desejo", disse. "Se o brinquedo não deu certo, a criança tem que saber como consertar" acrescentou. "Fazer funcionar é o desafio”.Segundo Papert, a criança precisa ter os meios para reter o conhecimento e adquirir outros pela Internet ou outras formas de conhecimento virtual.

Uma criança da 3ª série pode estar construindo um carrinho de brinquedo, que precisa subir uma rampa por fricção. Mas a fricção somente lhe será ensinada, pelo currículo, na 8ª série. "A criança precisa de conhecimento aqui e agora", acentuou. "É aí que ela aprende”.

Ter computadores na escola não pode, segundo ele, ser apenas um jeito automatizado de fazer o ensino tradicional. "Seria muito caro", acentuou. "O computador não pode ser somente meio de comunicação, mas a criança precisa interagir com ele, se envolver e expressar suas idéias individual e coletivamente".

Seymour Papert

Nenhum comentário:

Postar um comentário